Fale conosco via WhatsApp

Chamar no WhatsApp

5 mitos sobre energia solar que você precisa saber

Publicado em 25/06/2020
Compartilhe:


A energia fotovoltaica é uma tecnologia inovadora e, para alguns, algo um tanto quanto novo. Por isso, há aqueles que fazem pesquisas muito superficiais sobre o mercado e passam a acreditar em muitas mentiras ou até no seu próprio “achismo”.

O grande problema disso é que muitas pessoas perdem o interesse e deixam de investir e de se beneficiar com a solução. Gastando muito dinheiro com a sua conta de energia elétrica que não traz nenhum retorno para o seu bolso.

Embora não seja difícil conhecer sobre esse meio, é sempre o nosso papel deixar bem clara as informações para o nosso público
. Por isso, separamos para esse post 5 MITOS SOBRE A ENERGIA SOLAR e que você precisa saber para se sentir mais seguro na hora de investir.  Acompanhe!



#1 MITO

É uma solução cara e não vale o investimento

Primeiramente, é sempre importante analisar o quanto a energia convencional tem sofrido aumento nas tarifas – entre 2014 a 2017, a média foi de 18,7% ao ano, só em 2020, houve um aumento de 2,42%, no primeiro semestre. Além disso, todo o gasto com energia convencional não gera nenhum retorno e buscar meios de economizar é sempre importante.

Por isso, não podemos dizer que a energia fotovoltaica é cara, pois o retorno de investimento acontece em um período de 3 a 6 anos e também é capaz de reduzir o valor da sua conta de energia em até 99%, poupando muito dinheiro do seu bolso.  



#2 MITO

É melhor esperar os equipamentos se aprimorarem

O sistema de energia fotovoltaica já avançou muito nos últimos anos e esperar para investir significa gastar muito dinheiro com a sua conta de luz e sem ter nenhum retorno – já que as taxas da energia convencional só sobem.

Além disso, para quem começar a investir logo, garante o direito adquirido e ficará isento de uma possível taxação da energia solar por 25 anos. Essa taxação, embora ainda não tenha entrado em vigor, é um grande desejo da Aneel, por isso, para quem apostar na energia solar antecipadamente, o investimento será ainda maior e mais vantajoso.



#3 MITO

É usada apenas para o aquecimento de água

Há uma grande diferença entre o aquecedor solar e o sistema de energia fotovoltaica. Enquanto o primeiro só permite o aquecimento de água de torneiras e chuveiros, o sistema de energia solar gera energia para abastecer todos os equipamentos da sua residência que demandam de energia para funcionar. 



#4 MITO

Não produz energia em dias nublados

Os painéis de energia solar necessitam da luz do sol para produzir energia. Desse modo, quanto maior for a incidência do sol, maior será a sua produção. Entretanto, como o Brasil é um país tropical e possui uma grande exposição solar, o local não necessita de muita luz para produzir energia.

Sendo assim, em dias nublados, a produção certamente será reduzida, porém, com certeza, os painéis ainda conseguirão trabalhar.



#5 MITO

Vou ter sempre energia em casa, mesmo com a falta de luz da concessionária

Afirmar que você sempre terá energia na sua casa, mesmo quando a concessionária cortar a distribuição, não é adequado. Isso porquê tudo depende do sistema que você deseja instalar.

Como o sistema On-Grid é ligado à rede elétrica e não armazena energia excedente, em casos de falta de energia ou até mesmo em situação de desligamento para manutenções da concessionária, poderá sim faltar energia na sua casa para evitar acidentes dos técnicos que provavelmente estarão fazendo o atendimento.



Agora se o sistema for Off-Grid e a energia excedente ficar armazenada em acumuladores, ou seja, em baterias, em casos de faltar energia da concessionária, ainda haverá luz na sua residência, pois esse sistema não é conectado diretamente à rede elétrica.

O que achou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e seguindo as nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados a energia fotovoltaica.


SIMULAÇÃO