Fale conosco via WhatsApp

Chamar no WhatsApp

Seu telhado está pronto para receber energia solar?

Publicado em 13/11/2020
Compartilhe:


Existem vários aspectos que precisam ser analisados antes da instalação do sistema fotovoltaico. E um deles é em relação à estrutura do local, se ele comporta um sistema adequado e completo que atenda às necessidades do cliente e, principalmente, se o telhado suporta todo o peso do sistema sem apresentar riscos ao local.

Mas, você sabe o que é observado durante essa análise estrutural? Continue a leitura e confira se o seu telhado está preparado para a instalação do seu sistema de energia solar.

Alguns pontos importantes que o consumidor deve ter em mente e que a empresa contrata irá avaliar

#1 Inclinação do telhado

Cada empresa adota uma forma de trabalhar a respeito da situação da inclinação do telhado. Porém, aqui na Sistema Solar Engenharia, para que haja a captação da luz solar ao longo do dia todo, prioritariamente, as placas ficam voltadas para o Norte, aceitável Leste-Oeste. Na direção Sul, quase inviabiliza o projeto por ter perdas superiores a 10%. Assim, quando isso ocorre, uma forma de melhorar a eficiência de um sistema que não possui o telhado ideal é acrescentado mais placas. Na maioria das vezes, o aumento de custo é próximo ao da construção da estrutura.

Embora o uso de suportes para corrigir o alinhamento das placas pode gerar maior eficiência, geralmente, também traz riscos, por alterar o fluxo da água do telhado, oferecendo risco ao imóvel por interferir em sua aerodinâmica, com possibilidade de as placas serem arrancadas por tempestades, entre outros. Desse modo, outras alternativas são estudadas e implantadas para garantir o pleno funcionamento do sistema, sem que ele apresente nenhum tipo de risco ao cliente.

#2 Condições de conservação e material do telhado

As condições do telhado precisam estar em bom estado para dar sustentação à toda estrutura do projeto. Levar em conta essas boas condições é fundamental, pois é preciso ter em mente que um sistema dura 30 anos (ou mais) e, para o seu pleno funcionamento, a estrutura do local também precisa ser boa e adequada o suficiente.

Qualquer estrutura de telhado pode receber as placas solares. Entretanto, é preciso se atentar em alguns detalhes:

Telhados de barro, precisam estar em excelentes condições para suportar o peso – que variam entre 12 e 24 kg/m² - cada placa. Já telhados de estruturas metálicas, em Eternit e lajes podem ser adaptados para suportar os painéis fotovoltaicos e, a solução aplicada, também dependerá da avaliação da equipe técnica.

#3 Existência de sombreamento

Residências muito altas, prédios, condomínios e até mesmo árvores podem fazer sombreamento e afetar a captação e a produção de energia do seu sistema fotovoltaico. Porém, se você achar que este é o seu caso, não se preocupe! Pois uma empresa especializada neste meio saberá apresentar a melhor solução para o seu caso.

Meu telhado não comportado um sistema. Qual a solução quando isso acontece?

Quando um telhado não suporta todo o sistema, só a equipe poderá encontrar a solução ideal para você. Porém, para te tranquilizar, separamos algumas soluções inovadoras que algumas pessoas não conhecem.

Para prédios, condomínios e residências, muitas pessoas, inclusive, preferem colocar as placas na garagem ou estacionamentos, pela posição que as placas podem ficar e também pelo espaço. Veja como fica um projeto nestes casos:





para as lavouras e indústrias, não há, especificamente, a necessidade de um telhado, pois os painéis podem ser instalados no chão, fazendo a solução se transformar, na maioria das vezes, em uma grandiosa usina de energia solar – tudo, claro, a critério do consumidor.







[Confira um grande projeto para indústria feito exclusivamente pela Sistema Solar Engenharia: https://bit.ly/3oxOD2R]

A energia solar é uma solução que se adequa as necessidades de cada consumidor para que ele possa vivenciar logo todos os benefícios que ela pode proporcionar A Sistema Solar Engenharia é uma empresa que preza pela segurança de seus clientes, por isso, quando é preciso instalar sistemas em grande telhados, para evitar qualquer tipo de risco, o laudo de engenheiros capacitados é solicitado para que seja possível proceder a instalação.

Confira qual é a melhor alternativa para você, ficaremos satisfeitos em avaliar e oferecer o que for melhor para o que você mais deseja! Entre em contato: www.sistemasolar.eng.br/contato


SIMULAÇÃO