Fale conosco via WhatsApp

Chamar no WhatsApp

Entenda o cenário do mercado de energia solar no Brasil

Publicado em 17/06/2020
Compartilhe:

Ganhando cada vez mais destaque, a energia solar no Brasil só cresce e as perspectivas de expansão desse setor são atrativas tanto para quem oferece esse tipo de serviço, quanto para quem investe nessa solução.

A tecnologia do sistema fotovoltaico já é realidade em muitas residências, empresas e até no campo. E, os grandes motivos do fortalecimento desse mercado ficam evidentes nas inúmeras vantagens que a solução energética proporciona.

Em vista disso, neste texto, vamos caminhar um pouco sobre a história da energia solar, entender o cenário atual e também o que esperar para os próximos anos. Assim, você ficará mais tranquilo em relação se deve ou não investir em um sistema de energia solar. 

Vamos entender um pouco mais sobre esse meio? Acompanhe! 


Um pouco da história e o crescimento do setor de energia solar


O setor da energia fotovoltaica começou a ganhar destaque em 2012, ano em que a Aneel regulamentou diretrizes para a troca de energia entre consumidores e as concessionárias.

Com todo o investimento no setor e as melhorias dos equipamentos fotovoltaicos, o crescimento apresentou números impressionantes: entre 2017 e 2018, segundo a Absolar, o mercado apontou uma expansão de 172%, contra 86% das grandes usinas. 

Já em 2019, o número de instalações triplicou em relação ao ano anterior, constatando 114 mil sistemas em funcionamento, contra 35 mil instalações em 2018 - isso corresponde a um crescimento de 212% no ano. 


O que esperar para os próximos anos?


A principal matriz energética do Brasil ainda é a hidrelétrica, que corresponde por mais de 60% do consumo de energia - dados divulgados pela Aneel. No entanto, mesmo sendo uma fonte limpa, a produção de energia desse setor traz prejuízos específicos para o meio ambiente, já que para as construções ocorrem desmatamentos, inundações das áreas de mata e também destruição da fauna e da flora dos locais alagados.

Além disso, recentemente, a Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres) anunciou que a tarifa de energia elétrica pode aumentar até 20% para equilibrar esse setor energético. 

Tudo isso propicia um crescimento considerável do setor de energia solar, já que é uma energia 100% limpa e sustentável, além de reduzir até 95% a conta de luz dos brasileiros. Segundo a Absolar, já são R$10 bilhões de investimentos nesse setor desde 2014 e, embora a crise tenha se instalado em vários setores do mercado, a energia solar apresentou em maio deste ano um crescimento de 5,2% em relação ao mês anterior. 

Para os próximos anos, as estimativas são altas, a Aneel já divulgou que, até 2024, o Brasil poderá ter aproximadamente 900 mil sistemas fotovoltaicos instalados. E, segundos da Bloomberg, os custos para se investir no setor podem reduzir aproximadamente 66% até 2040, o que levaria o mercado de energia solar corresponder por 32% de toda a matriz enérgica brasileira no mesmo ano. 


Por que investir nesse tipo de solução?


A tecnologia ganhou tanto espaço no mercado que, hoje, é o grande desejo de 93% dos brasileiros, segundo uma pesquisa levantada pelo Ibope. E os motivos de investir na solução energética são claros:


Retorno de investimento em até 5 anos;


Redução de até 95% da sua conta de energia;


Necessidade de manutenção mínima; 


Tempo de vida útil de mais de 30 anos;


Valorização do imóvel, em instalações residenciais; 


Valorização da marca, para projetos de empresas;


Entre outros.


Além dos benefícios citados acima, para quem deseja investir em breve, também possui a vantagem de ficar isento da possível taxação da energia solar que a Aneel pretende implantar. Embora esse assunto tenha saído de pauta, é provável que ele volte a ser comentado e debatido, por isso, para quem investir antes de entrar em vigor, garante a vantagem de ficar isento desse imposto por 25 anos, obtendo apenas economia com o seu sistema de energia fotovoltaica. 


[ E se você ainda não se convenceu que a solução pode ser o melhor investimento, confira mais vantagens em: https://bit.ly/3he2RlN


Diante dos números, ficou claro que, quem investe e aposta em energia solar só tem a ganhar. 


Fique isento dos aumentos das tarifas da energia elétrica tradicional, valorize seu imóvel ou a sua empresa com soluções eficazes e sustentáveis. Solicite um orçamento e sem compromisso clicando aqui. 

SIMULAÇÃO