Fale conosco via WhatsApp

Chamar no WhatsApp

Futuro brilhante: vantagens da energia solar

Publicado em 06/04/2020
Compartilhe:


A energia solar ou energia fotovoltaica é uma energia limpa, ou seja, não libera gases ou resíduos que podem prejudicar o planeta e colaborar ainda mais com o efeito estufa e com o aquecimento global. Com isso, esse sistema tem sido cada dia mais aderido em residência e empresas que buscam, além de economia na conta de luz, também colaborar com a sustentabilidade.



Formada por um sistema capaz de transformar a radiação solar em energia elétrica, este tipo de energia pode apresentar inúmeras vantagens por um longo período, e é sobre elas que iremos falar neste artigo. Continue a leitura e saiba quais são os principais benefícios da energia fotovoltaica. Confira!



# Economia e Retorno de Investimento



Uma das principais vantagens da energia solar é a economia com os gastos com energia elétrica, uma vez que ela pode reduzir o custo em até 95%, e também o seu retorno de investimento em um prazo relativamente curto. As placas e o sistema de energia solar como um todo possuem, em média, uma vida útil de 25 anos e o seu retorno acontece entre 4 a 8 anos.



Este tempo pode variar de acordo com o tamanho do projeto e também com o local onde será instalado o sistema, já que ele depende do valor da tarifa de energia e do potencial de geração solar do lugar. Desse modo, quanto maior a tarifa da distribuidora de energia local (R$/kWh), melhor e mais vantajoso será o retorno do investimento e, após este período, toda energia gerada será considerada lucro.



# Energia limpa e sustentável;



A energia fotovoltaica é um tipo de energia limpa e totalmente sustentável, pois utiliza do recurso natural mais abundante, gratuito e eficiente para a geração de energia, o sol. Sendo assim, o investimento em energia solar garante até mais segurança, já que a luz solar é uma fonte renovável e inesgotável.



 # Baixo custo com manutenção



Todo o sistema de energia solar é de alta qualidade, por isso, não gera muito gastos com manutenção. Sendo assim, em situações um pouco mais frequentes, o único custo é com a limpeza dos painéis, que deve ser realizada anualmente.



# Facilidade de instalação;



Muita gente ainda tem em mente que o sistema de energia solar é algo complexo, demorado e burocrático. Entretanto, o prazo médio de instalação residencial são de 2 a 4 dias. Desde a primeira visita da empresa que irá oferecer os serviços, até término da instalação, são realizados 8 passos, porém, todos são executados de forma rápida e descomplicada.



Isso acontece porque as placas solares e o inversor já são fabricadas fixas em estruturas imóveis e, durante o período de instalação, o que acontece são apenas adaptações para o modelo da residência. Além disso, o funcionamento de todo o sistema solar também é bem simples e, após a instalação devidamente correta, o inverso já pode ser configurado e ligado para começar a gerar energia elétrica.



# Valorização do imóvel;



Os sistemas fotovoltaicos também são algo muito atrativo para o mercado, já que trazem a solução de economia já pronta. Além disso, imóveis com esse tipo de instalação são considerados sustentáveis, o que colabora ainda mais para a sua valorização.



Investir em energia limpa e sustentável é cada vez mais importante nos dias atuais, além de trazer inúmeras vantagens para o proprietário do imóvel, seja para a residência ou para a empresa. Verifique qual projeto é o mais adequado para você e valorize ainda mais o seu dinheiro investindo em um sistema de energia fotovoltaica.


SIMULAÇÃO