Fale conosco via WhatsApp

Chamar no WhatsApp

5 motivos para investir em energia fotovoltaica

Publicado em 26/05/2020
Compartilhe:


O crescimento de investimentos em energia fotovoltaica já é notório em todas as regiões do país. Suas diversas vantagens, favorece não só moradores, mas também empreendedores que buscam alternativas eficientes para, além de economizar, apostar em sustentabilidade e agregar ainda mais valor ao seu negócio.

Considerando estes aspectos e analisando a importância de informar melhor sobre o assunto, e o quanto é importante e benéfico para você este tipo de investimento, reunimos neste artigo, 5 bons motivos para você apostar na energia fotovoltaica, seja para a sua casa ou empresa. Acompanhe!

Proteção contra inflação

Você já reparou o quanto a sua conta de energia aumentou nos últimos anos? Segundo pesquisas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 2014 a 2017, a energia elétrica residencial teve um aumento de 56.1%, o que corresponde a uma média de 18.7% ao ano. Já o aumento na energia elétrica comercial foi de 61.4%.

A tendência é que isso só aumente para os próximos anos, por isso, a energia fotovoltaica, além de gerar uma grande economia para o seu bolso, protege você da grande inflação do setor enérgico.

Direito adquirido: você protegido de possíveis taxações

Um outro ponto de destaque é a possível taxação que a Aneel pretende estabelecer para o setor energético fotovoltaico. Segundo notícias, a proposta é que, para este setor, a produção de energia seja compensada apenas 38% em vez dos 100% atuais, o que significa uma taxação de 62% da energia produzida pelo próprio consumidor.

Assim, para quem deseja começar investir logo, além da proteção contra a inflação da energia convencional, o consumidor também contará com o direito adquirido, em que, caso a Aneel consiga estabelecer futuramente a taxação para a energia fotovoltaica, ele ficará isento do pagamento por aproximadamente 25 anos

Possibilidade de distribuição compartilhada

A grande vantagem e que muita gente não sabe é que o sistema de energia fotovoltaica permite o consumo remoto, ou seja, é possível gerar energia em um local e consumir também em outro endereço. Entretanto, é importante que ambos os locais estejam cadastrados com a mesma titularidade na rede de distribuição de energia.

Além disso, também é permitido a distribuição compartilhada em condomínios. Porém, normalmente, há uma reunião dos consumidores e os percentuais de distribuição é definido por eles mesmo.

Investindo sem colocar a mão no bolso

Você sabia que pode financiar todo o projeto de energia fotovoltaica e, o preço que pagaria na sua conta de energia, iria para o pagamento das parcelas do sistema? Além de gerar a sua própria energia, em vez simplesmente pagar a conta, com essa solução energética você pode investir o mesmo valor em algo que poderá te dar retorno em um período curto de tempo.

Responsabilidade ambiental e valorização da marca 

A responsabilidade ambiental é algo que vem sendo cobrado constantemente pelos consumidores, independentemente de qual nicho a empresa atua.

O Brasil, possui uma incidência solar de 5,4 quilowatt-hora/metro quadro, este número é maior que potências mundiais como China, Alemanha e Estados Unidos, por isso, não há motivos para não usar esta capacidade, pois, além de proporcionar uma economia na conta de energia elétrica, para os empreendedores, a energia fotovoltaica também é uma excelente maneira de enaltecer a marca edeixar transparente ao seu público o quanto a empresa se preocupa e busca colaborar com o futuro do nosso planeta.

Que tal começar investir agora em sustentabilidade? Ficou bem claro que a energia fotovoltaica cresce constantemente e você só tem a ganhar. Conte com quem realmente entende do assunto, conheça a Sistema Solar Engenharia.


SIMULAÇÃO